Prefeito de Paulista é afastado do cargo após operações policiais que investigam esquemas de fraude e desvio de dinheiro

July 21, 2020

Júnior Matuto (PSB) é um dos alvos das operações Chorume e Locatário, deflagradas nesta terça (21). Desvio apurado pela polícia em cada ação é de R$ 21 milhões e R$ 900 mil, respectivamente.

Júnior Matuto (PSB) é prefeito de Paulista, no Grande Recife — Foto: Jonson Pereira/Prefeitura de Paulista/Divulgação

O prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (21), após o cumprimento de mandado de suspensão de exercício de função pública durante as operações Chorume e Locatário, da Polícia Civil. Elas investigam esquema de dispensa de licitações para aluguel de prédios públicos e fraudes em contratos com uma empresa de limpeza urbana.

De acordo com a Polícia Civil, a Operação Locatário envolve o prefeito de Paulista, seis servidores públicos e o dono de uma empresa de locações. O esquema desviou cerca de R$ 900 mil, segundo as investigações.

Júnior Matuto também foi um dos alvos dos mandados da Operação Chorume, que investiga a fraude em licitação envolvendo uma empresa de limpeza urbana do município de Paulista.

A suspeita é de que o valor desviado seja de R$ 21 milhões, de acordo com a Polícia Civil. Além do prefeito, o casal dono da empresa e seis servidores municipais são alvo das investigações.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Paulista e com o PSB, mas a administração municipal e o partido não se pronunciaram sobre o afastamento do prefeito até a última atualização desta reportagem.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/07/21/prefeito-de-paulista-e-afastado-do-cargo-apos-operacoes-policiais-que-investigam-esquemas-de-fraude-e-desvio-de-dinheiro.ghtml