top of page

Polícia apreende Iate, Helicópteros e Ferrari em nova fase de operação Mar Aberto

Iate foi avaliado em R$ 15 milhões. DJ Jopin foi preso no começo de maio. Pai dele foi apontado pela Polícia Civil como líder de organização criminosa que sonegou R$ 65 milhões.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Dois helicópteros, um iate de 115 pés e uma Ferrari original foram apreendidos nesta quinta-feira (30), na segunda fase da operação Mar Aberto, que prendeu José Pinteiro Júnior, conhecido como DJ Jopin, e outras oito pessoas. Coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão.

O iate foi apreendido na Praia do Jacaré, na Paraíba, e a Sefaz vai pagar R$ 10,5 mil em combustível para trazer a embarcação para Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a embarcação é avaliada em R$ 15 milhões e tem três pavimentos.

Iate foi apreendido durante a segunda etapa da operação Mar Aberto, realizada nesta quinta-feira (30) — Foto: PCPE/Divulgação

De acordo com o delegado Jean Rockfeller, chefe da Diretoria Integrada Metropolitana, também foram feitas apreensões no Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. "Apreendemos celulares e uma quantia considerável de dinheiro com os presos desta operação. Tudo vai ser periciado", afirma.

O grupo é investigado por crime tributário e lavagem de dinheiro. A operação conta ainda com participação da Diretoria de Operações da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Segundo a polícia, o grupo de empresas investigado movimentou R$ 358 milhões em cinco anos e, do total, foi constatada a sonegação de, pelo menos, R$ 65 milhões.

Foram apreendidos, também nesta quinta, seis carros de colecionadores, que estavam no empresarial Jopin, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.

Um dos helicópteros foi apreendido em um terreno no Pina. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) fez uma inspeção na aeronave, antes de levantar voo e levá-lo para o hangar do GTA, ao lado do Aeroporto do Recife. O outro foi apreendido em Diadema, em São Paulo. A Ferrari foi localizada em Caruaru, no Agreste pernambucano.

Na primeira fase da Operação Mar Aberto, deflagrada no dia 9 de maio, a Polícia Civil prendeu o DJ Jopin e mais oito pessoas para dar cumprimento a nove mandados de prisão preventiva. Também foram apreendidos diversos carros de luxo e bens como joias e relógios em Pernambuco, na Paraíba e em São Paulo.

O empresário José Pinteiro da Costa Neto, pai do DJ Jopin, também estava entre os presos. Ele foi apontado pela Polícia Civil como o líder de uma organização criminosa que sonegou R$ 65 milhões. O dinheiro era sonegado através de uma empresa de fabricação de embarcações e de festas, da qual o DJ Jopin era dono.

Segundo o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Joel Llan Paciornik indeferiu o pedido de habeas corpus que beneficiaria o empresário José Pinteiro Costa Neto e o filho dele, José Pinteiro Júnior. A Polícia Civil informou que, na quarta (29), Andréa Pinteiro foi a última das quatro mulheres presas na Operação Mar Aberto a ser solta.

Material apreendido durante segunda fase da Operação Mar Aberto é levado para a sede do Draco, no Recife — Foto: Marina Meireles/G1

As investigações da Mar Aberto se iniciaram em 2017, mas as irregularidades começaram a ser observadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) em 2012, com as constatações de 77 execuções fiscais em nome de José Pinteiro na Procuradoria-Geral do Estado.

O inquérito está sob a responsabilidade da delegada Priscila Von Sohsten.